Capa
A Revista
Como Ler
Arquivo
Exclusivo Online
Assine
Contato
ASSINANTE
Esqueceu A Senha?
Peça Sua Senha!
SERVIÇOS
Classificados
Livros
Links
Eventos
 
LIVROS
 
ASSINANTE
Usuário:
Senha:
BUSCA
Plantio Direto HomePG
Adicionar aos Favoritos
Adubação


Distribuição de corretivos e fertilizantes empregando distribuidores centrífugos utilizados em aplicação em taxa variável

João Paulo Rodrigues da Cunha1 & Romeu Soares Filho2
1Universidade Federal de Uberlândia/Uberlândia-MG, Brasil.
2EMATER-GO/Rio Verde, Brasil. Auto para correspondência: jpcunha@ufu.br

 

 

Introdução

A distribuição de corretivos de solo e fertilizantes, em cultivos anuais, por meio de distribuidores centrífugos é o método mais utilizado a campo por apresentar alta capacidade operacional e grande amplitude de doses. Contudo, pode apresentar baixa uniformidade de distribuição, com altos coeficientes de variação. 
O mecanismo de distribuição por força centrífuga caracteriza-se por utilizar um ou dois rotores (discos) horizontais com aletas, para o lançamento radial do produto, sendo eles muito importantes para a correta disposição junto ao solo. A granulometria do adubo também é um parâmetro que afeta a distribuição nesse tipo de máquinas, sendo que as partículas mais densas são arremessadas a maiores distâncias. Igualmente, a velocidade do vento e a umidade do produto afetam a uniformidade de distribuição.
Tem-se neste contexto a agricultura de precisão. Muitas empresas de máquinas agrícolas têm comercializado a adaptação de sistemas de aplicação de corretivos a taxa variável em distribuidores centrífugos, mas de nada adiantará essa incorporação de tecnologia se a uniformidade de distribuição do equipamento não for adequada.
Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo o diagnóstico da uniformidade de distribuição a lanço de fertilizantes e corretivos, em máquinas com capacidade para realizar taxa variável, em uma região produtora de grãos.

Artigo publicado na edição 155, dezembro de 2016.

Versão completa, somente para assinantes.
 
© Revista Plantio Direto / Aldeia Norte Editora

Este site é integralmente editado e atualizado pelo Departamento Editorial da Plantio Direto.