Logo
Plantio Direto

Agricultura
Tecnologia
Informação

Área do assinante

ASSINE LOGIN
ATENDIMENTO
VIA CHAT
(54) 3311-1235

RevistaNOTÍCIAS

Estudo diz que Spodoptera do milho pode refletir nos preços de produtos
Data de publicação

18
Junho
2019

Estudo diz que Spodoptera do milho pode refletir nos preços de produtos

Um levantamento buscou observar a proliferação de pragas, redução de produtividade e aumento nos preços em função disso. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com A Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) mostram que os preços do milho, resultantes de perdas na lavoura tendem a impactar diretamente no varejo em produtos como fubá, leite, farinha de milho, carnes de suínos e frangos e ovos.

O desenvolvimento e falta de controle da lagarta Spodoptera pode reduzir a produção brasileira em 40% e aumentar os preços do milho em até 13,6%, em função da falta do cereal. O percevejo pode reduzir a produção em 17,4% e aumentar o preço do milho em 5,9% e a cigarrinha causa redução de 6,6% na produção e aumento do preço em 2,2%.

Os impactos nos produtos elevam em 5% o valor do fubá e 4,4% no leite. Os pesquisadores do Cepea indicam que “perdas agrícolas causadas pelo não tratamento de pragas e doenças na cultura do milho trariam impactos relevantes nos aumentos dos preços disponíveis aos consumidores, penalizando toda a sociedade com maiores taxas de inflação de alimentos. Claramente, o desempenho das safras agrícolas impacta toda a sociedade, via acesso a alimentos para a população, em termos de preços, principalmente às categorias de renda mais baixa, para as quais os alimentos respondem pela maior parcela de seu orçamento familiar”, concluem.

Fonte: Agrolink

Enviando

Carregando...