Logo
Plantio Direto

Agricultura
Tecnologia
Informação

Área do assinante

ASSINE LOGIN
ATENDIMENTO
VIA CHAT
(54) 3311-1235

RevistaNOTÍCIAS

Mapa lança sistema que permite acompanhar edição de normas
Data de publicação

01
Julho
2019

Mapa lança sistema que permite acompanhar edição de normas

Por Assessoria de Imprensa MAPA

 

O Sisman compreende 12 etapas, desde a intenção de editar uma regra, passando pela consulta pública, até a sua implementação

 

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, lançará nesta terça-feira (2) o Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman). O sistema visa dar transparência e facilitar a participação da sociedade nos atos de regulação de competência do Mapa.

 

“O ministério inova ao tornar essa atividade totalmente pública, desde o período de intenção de redigir uma norma até a sua completa edição”, destaca o coordenador geral de Análise e Revisão de Atos Normativos da Secretaria de Defesa Agropecuária, Rodrigo Padovani.

 

Padovani observa que essa é uma maneira de tornar as regras a serem adotadas exequíveis, “o que significa que será, de fato, implementada”. Segundo ele, o acompanhamento de mudanças legais traz equilíbrio às decisões a serem tomadas.

 

A iniciativa do Ministério atende a um decreto que trata da política de governança (Dec. 9.203/2017). Esse sistema online, inédito no governo, facilita a interatividade e o acesso às informações, especialmente nos casos de consultas públicas, que ocorrem quando são criadas obrigações para a população ou para o setor regulado.

 

De acordo com o coordenador de Qualidade Regulatória do Departamento de Suporte e Normas do Ministério, Carlos Fonseca, as sugestões nas consultas públicas são sistematizadas, a partir do assunto ou artigo tratado, da unidade da federação de onde partiu a contribuição e também por ordem alfabética.

 

As contribuições passam a integrar relatório que é tornado público, assim como acontece com as demais etapas do processo, como avaliação do Comitê Permanente de Análise e Revisão de Atos Normativos, análise da Consultoria Jurídica, assinatura das autoridades, publicação e implementação.

 

Padovani lembra que o fato de haver divulgação desde o princípio do processo permite aos interessados maior tempo para pesquisa sobre o assunto e melhor preparação para opinar a respeito.

 

O lançamento do sistema será aberto ao público no auditório Olacyr de Moraes, às 14 horas, com a presença de representantes do Mapa e de outros órgãos de governo, como ministérios e agências reguladoras.

 

Para acessar o Sisman, o usuário deve efetuar cadastro prévio no Sistema de Solicitação de Acesso - Solicita, do Mapa, por meio do endereço:

 

https://sistemasweb.agricultura.gov.br/solicita/

 

Enviando

Carregando...