Logo
Plantio Direto

Agricultura
Tecnologia
Informação

Área do assinante

ASSINE LOGIN
ATENDIMENTO
VIA CHAT
(54) 3311-1235

RevistaNOTÍCIAS

O potencial do controle biológico na soja
Data de publicação

09
Julho
2019

O potencial do controle biológico na soja

Por: AGROLINK -Eliza Maliszewski

 

É cada vez maior o número de produtores que buscam no controle biológico não só economia em agrotóxicos mas eficiência no combate à doenças na soja. A premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias.

 

No ano passado o Ministério da Agricultura autorizou o uso de 52 novos produtos desse tipo. Em 2017 foram 40 registros. A variedade desses produtos beneficia muitas culturas, uma vez que, a maior parte deles são registrados para mais de um alvo biológico. Atualmente o tempo médio entre o pedido de registro pelo interessado e a conclusão do processo varia de três a seis meses.

 

Embora o tema venha sendo discutido com mais ênfase recentemente, a Embrapa já pesquisa o assunto desde a década de 80 e conta com cerca de 30 unidades de várias regiões brasileiras e mais de 130 projetos de pesquisa voltadas ao tema.

 

Os pesquisadores da área de Controle Biológico de doenças e nematoides do Instituto Phytus, Caroline Goulart e Cristiano Bellé, apontam que o uso de produtos biológicos pode ser aliado no controle de doenças de solo e da planta de soja, com bons resultados em produtividade, porém o produtor não pode esperar a mesma forma de atuação de um produto químico já que o controle se dá de forma diferente.

 

Dados mostram ainda que os defensivos biológicos podem gerar economia de até 30% nos custos de produção de soja. Em uma área atacada por nematoides, por exemplo, produtores conseguiram aumentar a produtividade de 28 sacas por hectare para até 60 sacas com o manejo natural.

 

Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/o-potencial-do-controle-biologico-na-soja_421865.html?utm_source=agrolink-clipping&utm_medium=email&utm_campaign=clipping_edicao_6449&utm_content=noticia&ib=y

Enviando

Carregando...

Faça download da EDIÇÃO ESPECIAL CENTRO-OESTE

X

Obrigado! Clique no botão para visualizar o arquivo.

Loading

Insira seus dados abaixo para fazer download da edição especial digital com foco na Região Centro-Oeste, que traz conteúdos atualizados sobre soja, milho, cana-de-açúcar, algodão e pastagens extensivas, podendo ser utilizado também para as demais regiões do país.

                                                 

  • Eu concordo em receber comunicações em diferentes canais sobre conhecimento científico, conteúdos informativos, cursos e eventos da Revista Plantio Direto na forma online.

    Você pode cancelar o recebimento dessas comunicações quando quiser.

    A Revista Plantio Direto tem o compromisso de proteger e respeitar sua privacidade e nós usaremos suas informações pessoais para fornecer as melhores experiências em conteúdos, cursos e eventos.

    Ao concordar na seleção acima, você permite que a Revista Plantio Direto/Aldeia Norte Editora armazene e processe informações pessoais com o objetivo de oferecer a melhor experiência em conteúdos, cursos e eventos.