Logo
Plantio Direto

Agricultura
Tecnologia
Informação

Área do assinante

ASSINE LOGIN
ATENDIMENTO
VIA CHAT
(54) 3311-1235

RevistaNOTÍCIAS

Burocracia, custo elevado e complexidade das informações dificultam acesso de pequenos e médios produtores ao CAR
Data de publicação

06
Agosto
2019

Burocracia, custo elevado e complexidade das informações dificultam acesso de pequenos e médios produtores ao CAR

Por: Aleksander Horta e Ericson Cunha - Notícias Agrícolas

 

Falta de uniformização das informações prestadas em cada estado e margem para interpretações diferentes tornam a vida do produtor que quer se regularizar no CAR ainda mais complicada

Dentre as exigências que o produtor rural precisa cumprir para estar dentro da legalidade, está o Cadastro Ambiental Rural. Porém, muitas são as dificuldades encontradas pelos produtores rurais para se enquadrarem nas leis de proteção ambiental. José Augusto Baldassari Filho, produtor de Franca - SP, é um exemplo de como os entraves burocráticos, algumas vezes, beiram o absurdo.

Ele deu como exemplo diversas documentações pedidas pelo Cadastro e que nem sempre são fáceis de serem compreendidas. Alegou também que produtores rurais com maior poder aquisitivo conseguem se adequar melhor às exigências, já que contam com apoio judicial e contábil. No entanto, para a maioria dos produtores, cumprir com todas essas burocracias é praticamente impossível.

De acordo com Baldassari Filho, a única solução para combater essas dificuldades é a união entre os representantes do setor e os produtores rurais. Para ele, além da burocracia, as críticas urbanas e os ataques por parte de algumas mídias, colocam o setor agropecuário como fonte de irresponsabilidades ambientais. Ele disse ainda que o Pagamento aos Serviços Ambientais, que poderia ser considerado como um reconhecimento moral do trabalho do produtor rural, até o momento ele não tem conhecimento de alguém ja tenha recebido o  benefício.

 

Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/videos/agronegocio/239991-burocracia-custo-elevado-e-complexidade-das-informacoes-dificultam-acesso-de-pequenos-e-medios-produtores.html?utm_source=mailing&utm_medium=tarde#.XUwkguNKjIV

Enviando

Carregando...