Logo
Plantio Direto

Agricultura
Tecnologia
Informação

Área do assinante

ASSINE LOGIN
ATENDIMENTO
VIA CHAT
(54) 3311-1235

RevistaNOTÍCIAS

IX Congresso ANDAV ressalta a importância do mercado de distribuição de insumos agropecuários
Data de publicação

16
Agosto
2019

IX Congresso ANDAV ressalta a importância do mercado de distribuição de insumos agropecuários

Por Assessoria de Imprensa ANDAV

 

?Evento recebeu mais de 5 mil profissionais do segmento, entre presidentes, CEOs, diretores, gerentes e técnicos, representantes de entidades setoriais e lideranças governamentais

 

O maior e mais importante evento para negócios, relacionamento e atualização do mercado de distribuição de insumos agropecuários. Essa é a definição da nona edição do Congresso ANDAV – Fórum & Exposição, segundo os mais de 5 mil profissionais que estiveram no Transamérica Expo Center, em São Paulo, durante os dias 12, 13 e 14 de agosto. Para as 93 empresas expositoras nacionais e internacionais, a feira foi importante também para o desenvolvimento e o planejamento de ações estratégicas para a evolução do segmento no país.

Segundo Antonio Henrique Botelho de Lima, presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), entidade realizadora do Congresso ANDAV, o encontro mais uma vez foi um sucesso, superando todas as expectativas. “Nós temos evoluído muito desde o primeiro Congresso. Com certeza, nos firmamos como um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro. O debate sobre inovação foi um dos pontos fortes desta edição, porque estamos num momento de transição do nosso mercado. No Congresso ANDAV, nós, distribuidores, discutimos temas do dia a dia do nosso negócio, o que precisamos trabalhar nas nossas estratégias internas e ainda temos contato com os nossos parceiros e fornecedores durante três dias”, pontuou.

Para a próxima edição, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de agosto de 2020, a ANDAV prevê um crescimento de 20% em termos de área total, passando dos atuais 10 mil m² para 12 mil m². “O sucesso deste ano também pode ser medido pela renovação, porque já temos vários expositores confirmando presença na próxima edição. Alguns querendo, inclusive, dobrar o espaço de exposição, além da participação de novas empresas. Assim, estamos pavimentando o sucesso de 2020, que será a 10ª edição e irá coincidir com os 30 anos da ANDAV”, afirmou o presidente do Conselho Diretor da ANDAV.

Leandro Sitta, gerente de Acesso ao Mercado Brasil da Syngenta, afirmou que o evento é muito positivo. “Ele desperta na rede de distribuição a necessidade de evolução, pois o mercado está evoluindo, as tecnologias estão chegando ao agricultor e nesse processo todo a ANDAV está ajudando os distribuidores. Viemos com foco voltado para o futuro e os nossos clientes também. A Syngenta tem participado desde o início; foi uma das patrocinadoras do Congresso, acredita no evento e estará aqui em 2020”. Para Ricardo Bertocco, da área de Marketing da Kimberlit Agrociência, o evento é bom e o conteúdo e a organização têm funcionado muito bem. A empresa participou pela quinta vez consecutiva.

Fórum abordou temas mais importantes para o segmento

 

O Fórum, com o macrotema “O Distribuidor 4.0”, movimentou um público de mais de 5.000 congressistas, com a plenária sempre lotada. No primeiro dia, 12 de agosto, pela manhã, foi realizado o 2° Encontro das Mulheres na Distribuição, com a palestra de abertura da economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, que fez uma análise da conjuntura econômica, recomendando o bom senso na gestão dos negócios e o olhar atento à guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Na sequência, o Painel Novas Tendências em Gestão de Pessoas, trouxe as apresentações de André Souza, CEO da Futuro S/A, que mostrou que a transformação vivenciada na sociedade e no mundo também afeta a gestão de pessoas e a cultura organizacional das empresas; de Daniela Hork Kruel, gerente de RH da Agrofel Grãos e Insumos, que reforçou a importância de ouvir os funcionários e reconhecer os méritos para a retenção de talentos; e de Pollyana Oliveira Brasil, executiva de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas do Grupo TecAgro, que enfatizou que uma boa política de desenvolvimento dos recursos humanos envolve parceria. No painel Liderança: União de Forças, Ligia Zotini, fundadora do Voicers, destacou as diferenças de lideranças entre homem e mulher e Natasha Bontempi, especialista em Transformação Digital, ressaltou que o bom líder tem várias características, mas a mais comum é que todos eles são educadores.

 

Com o auditório completamente lotado, foi realizada a cerimônia oficial de abertura do Fórum do Congresso, com os pronunciamentos de Antônio Henrique Lima Botelho, do secretário da Agricultura de São Paulo, Gustavo Junqueira, do deputado federal Arnaldo Jardim e do secretário de Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso, Cesar Alberto Miranda Lima.

 

Na palestra magna, Wilson Vaz de Araújo, diretor de Financiamento e Informação da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), disse que o ministério trabalha para que até o final de agosto esteja concluída uma série de medidas que devem resultar na MP do Agro, Medida Provisória do Agronegócio.

O economista Ricardo Amorim disse que a guerra comercial dos Estados Unidos com a China e a perspectiva de novo embate dos EUA também com o México pode impulsionar alguns setores do agronegócio brasileiro. Tratando do impacto das principais inovações tecnológicas ocorridas nos últimos anos sobre vários negócios, o escritor e empreendedor Sandro Magaldi alertou para as ameaças que podem sofrer os negócios dos distribuidores de insumos agropecuários caso ocorra no segmento alguma ruptura devido a inovação nos negócios e na tecnologia.

O segundo dia, 13 de agosto, teve na programação uma novidade, o ANDAV Talks, com um formato dinâmico e interativo que abordou o tema Modelo Inovador de Negócios: O Futuro da Distribuição, e envolveu seis palestrantes. Carlos Eduardo Dalto, professor da FGV, comentou sobre a nova dinâmica do agronegócio, em que a aplicação de novas tecnologias como drones, veículos altamente motorizados e conectividade são apenas a ponta do iceberg da renovação. Na sequência, Tania Moura, vice-presidente executiva da Associação Brasileira de Profissionais de RH (ABPRH), alertou sobre a mudança do perfil do segmento, que está entrando na terceira geração, passando a ter gestores mais jovens, ou mesmo entrando em processos de fusões. Já Mariely Biff, consultora em gestão empresarial, abordou o desafio da sucessão nas empresas do agronegócio, caracterizadas em grande parte como empresas familiares.

 

O advogado Karis Novickis, professor do programa de implementação de compliance do Insper, focou nas medidas administrativas que o distribuidor de insumos agrícolas e veterinários podem adotar para afastar riscos jurídicos, fiscais e trabalhistas. Mayra Theis, especialista em agrobusiness da PwC, abordou questões sobre consolidação, fusões e aquisições; e Manoel Perez Neto, da Zurique Consultores Associados, chamou a atenção para o crescimento das recuperações judiciais que vem ocorrendo no agronegócio de forma geral. Ao final do ANDAV Talks, os debatedores retornaram para apresentar uma pesquisa organizada com os temas mais relevantes organizada por meio da interação do público com o aplicativo online Edupulses. Todo o material das palestras embasará um e-book que será distribuído aos participantes do Congresso ANDAV.

Destaque da programação, a divulgação da 4ª Pesquisa Nacional da Distribuição foi proferida por Fernando Abraão, diretor do Conselho Diretor da ANDAV, que apresentou os dados que reforçam a importância do mercado da distribuição para o agronegócio nacional. Ano passado, o setor registrou um faturamento de R$ 46,8 bilhões, o que representa um crescimento de 6,3% ante o resultado de 2017, quando o segmento alcançou R$ 44 bilhões. Uma informação importante divulgada é que 48% das 7,5 milhões de propriedades rurais são atendidas pelo mercado de distribuição. “Isso reforça o poder da capilaridade da distribuição no Brasil, atendendo todos os tipos de propriedades distribuídas nas mais diversas regiões do país”, afirmou Abraão.

A ANDAV também entregou o Prêmio ANDAV: Você Faz a Diferença para Daren Coppock, CEO da Agricultural Retailers Association, por sua colaboração com os distribuidores de insumos brasileiros. O segundo homenageado foi Dionísio Luiz Pisa Gazziero, pesquisador da Embrapa, que recebeu o prêmio das mãos de José Hara, da empresa Agrohara, por sua contribuição cientifica para o agro . E o prêmio também foi entregue para Ademir Pereira da Silva, idealizador da Campanha Tampamania, uma iniciativa promovida pelo Rotary Club de Goiânia, que arrecada tampas de plásticos de diversos tipos de embalagens que são vendidas para recicladoras e cuja renda é revertida para a compra de cadeiras de rodas.

Para fechar o dia, o escritor e palestrante Luciano Pires ressaltou a importância de se tornar um agente de informação para o seu cliente.

O terceiro e último dia do Congresso discutiu o tema Painel Distribuição 4.0: O Sopro de Inovação das Startups, Big Data & Data Anltics, IA e Outras Tecnologias aplicadas à Distribuição, e teve como painelistas Silvia Mussrahá, diretora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Informática Agropecuária, que falou sobre um agronegócio baseado em cultura digital; Ronaldo Oliveira, partner development manager do Brasil e Latam da Amazon, que comentou a respeito o ciclo atual de vida das empresas e suas dificuldades; e Fabricio Pezente, CEO da trAlve Finance, cujo foco foi o bom momento para os investimentos em tecnologias voltadas para o agro.

 

Na sequência, Renato Leite, advogado especialista em proteção de dados, detalhou os efeitos da nova Lei Geral de Proteção de Dados, que entra em vigor em agosto do próximo ano, sobre as atividades dos distribuidores de insumos agropecuários.

 

O painel Competitividade: Os Desafios das Distribuidoras para se Manterem Competitivas e Acima de Tudo Relevantes foi debatido por Matheus Cônsoli, sócio da Markestrat Group, que destacou que o desafio do distribuidor hoje é lidar com um agricultor que está melhor informado; Gustavo Barbosa, diretor comercial da Luft Solutions; que defendeu que o e-commerce é um canal de vendas que precisa ser considerado nas estratégias dos distribuidores; e Luciano Daher, diretor Comercial da Syngenta, que salientou que o empresário do setor tem de continuar prestando um serviço personalizado ao produtor, independente de qual canal de vendas usar.

 

Por fim, o professor e escritor Pedro Calabrez destacou a capacidade de transformação do ambiente por parte do ser humano e que não depende de tecnologia para avançar, mas de uma mudança de padrão de pensamento.

 

Na edição deste ano, pelo terceiro ano consecutivo, o Congresso ANDAV contou com três treinamentos do EDUCANDAV, programa da ANDAV destinado ao ensino e a troca de informações entre profissionais das distribuidoras de todo o país. O EDUCANDAV teve como foco os temas: vendas e marketing, financiamentos e operações de barter. Já o Innovation Showcase contou com a apresentação de cases de sucesso e tendências do mercado brasileiro de distribuição de insumos agropecuários, ministradas por especialistas dos seguintes expositores: Aqua do Brasil, Cropline, Fesa Group, Kimberlit, Kimitec Group, Maiore, Pagsafra, Perfarm, Rizobacter do Brasil e TBDC Agro Softwares.

 

Confira alguns depoimentos sobre o IX Congresso ANDAV

Mario Lavacca, gerente geral de marketing sênior da BASF

“A cada ano percebemos uma evolução do evento e este ano ele se consolida como uma vitrine de exposição do setor, principalmente na organização do fórum, cada vez mais profissionalizado. É muito importante estarmos aqui porque nossos parceiros e toda a rede de distribuição também estavam aqui presente”.

Alejandro Gesswein, gerente geral da BIOGROW BRASIL

“Foi uma participação tão boa que já confirmamos nossa presença para 2020. Aqui alcançamos um contato com todo o elo da cadeia de distribuidores. E percebemos o interesse de distribuidores em ampliar suas atividades comerciais com negócios complementares, seguindo a linha tecnológica para tratamento de sementes “on farm””.

Anelcindo Souza Junior, líder de marca Brevant da CORTEVA AGRISCIENCE

“Nossa participação neste evento é bastante estratégica, pois o Congresso tem o foco nos distribuidores, que é nosso principal parceiro. Aqui consolidamos diversas negociações e pudemos demonstrar e mostrar algumas das nossas inovações para todo o mercado, com as marcas Brevant e Pioneer, para pastagens e proteção de cultivos”.

Eder Guirau, gerente comercial da FERTILAQUA

“Consideramos extremamente importante apoiar e participar desse evento da ANDAV, que congrega toda a cadeia de distribuidores. Somos parceiros no esforço por um setor mais sustentável e tecnológico, e este é um momento de grande visibilidade junto ao nosso mercado em que podemos mostrar nossos produtos e tecnologias para todo o segmento em um único lugar”.

Guilherme Marques, comercial agrícola e Marketing da FORTGREEN

“Foi um evento muito bom, em que registramos um movimento forte de visitantes de distribuidores e até de clientes, muitos deles curiosos por conhecer a nossa linha de fertilizante foliar. Já temos nossa tradição de inovação nesse campo e agora a empresa foi adquirida por uma empresa agrícola europeia (Origin) entrando para o grupo das cinco maiores empresas do mundo neste setor e expandindo as exportações para a Europa”.

Marcelo Rolim, diretor Técnico e de Marketing do Grupo Santa Clara

“Esse é um dos importantes eventos que participamos no ano. É a oportunidade de encontrar quase toda a cadeia de distribuição, desde clientes até fornecedores para sabermos como está o andamento do mercado e as oportunidades comerciais. Aproveitamos ainda para estreitar os laços com os principais parceiros, fizemos um reforço da marca, passamos nossa mensagem e discutimos novas formas de trabalhar. Em 2020 estaremos de volta”.

Brunna Pains, gerente de Marketing do Grupo Siagri

“No geral, o evento foi muito positivo. Conseguimos fazer um bom relacionamento com os nossos clientes, fortalecemos parcerias, criamos novas parcerias e geramos até alguns negócios. Atingimos os objetivos esperados, no ano que vem estaremos aqui novamente e, para nós, é sempre um momento muito especial participar do Congresso ANDAV e em 2020 estaremos aqui novamente”.

José Roberto Pereira de Castro, diretor comercial do Grupo Vittia

“A ANDAV é uma instituição que tem uma grande seriedade e congrega os principais distribuidores do país. E é uma grande satisfação para o Grupo Vittia participar desse evento com nossos clientes, parceiros e amigos. O Grupo Vittia vem crescendo de uma forma acelerada nos últimos anos e um dos pilares é o projeto de acesso estruturado ao mercado, para que as tecnologias cheguem até o produtor, por meio de parcerias sérias com distribuidores competentes como os que aqui estiveram presentes”.

Luiz Cavalcanti, gerente geral da Kimitec Group

“É um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro e considero ele muito importante, pois o segmento de distribuição é fundamental para o crescimento da agricultura brasileira. É um evento que fazemos questão de estar presente para obter conhecimento, aprendizado e estabelecer parcerias com os nossos clientes. É a primeira vez que participamos e para o ano que vem temos interesse em marcar presença novamente”.

Miguel Padilha, diretor da Ourofino Agrociência

“A avaliação nossa do evento é positiva. A maioria dos nossos clientes estão aqui e temos a oportunidade de ter um bom contato com eles e também como novos e potenciais clientes. É um evento que traz tecnologia para o distribuidor e também nos mantém atualizados sobre o que está acontecendo no mercado agrícola. Alcançamos nossos objetivos, participamos desde a primeira edição e no ano que vem estaremos aqui”.

Nilton Elteto, gerente geral da RIZOBACTER

“Esta é a primeira vez em que participamos e foi uma grande oportunidade de estarmos junto aos nossos parceiros que são os distribuidores. Fizemos pelo menos dez novos contatos e foi uma excelente oportunidade para demonstrar a nossa tecnologia junto aos nossos parceiros. Inclusive já garantimos nossa presença no evento do ano que vem”.

Vitor Raposo, gerente de Marketing da Rotam do Brasil

“Esta foi a primeira vez que participamos do evento. O balanço geral que podemos fazer é muito positivo, primeiro porque a ANDAV é uma excelente associação que consegue reunir uma grande parcela de seus associados na ocasião, não apenas para se atualizar com os temas mais relevantes na atualidade, mas também para resgatar as relações, networking. Para a Rotam foi de grande relevância participar do Congresso, pois o nosso principal acesso ao mercado são os distribuidores e além de participar é importante mostrar aos visitantes nosso portfólio e serviços. Esse é um ambiente que também gera a oportunidade de novas parcerias e negócios estratégicos, a fim de propiciar ao nosso cliente produtos e serviços mais competitivos. Tanto é que já confirmamos nossa participação para a próxima edição”.

Fabrício Drumond, vice-presidente da SUPERBAC

“A cada ano o Congresso ANDAV se consolida como um dos mais importantes do mercado, oferecendo excelentes oportunidades para negócios e relacionamento com parceiros e clientes. Este ano, além de destacarmos os diferenciais da nossa linha de fertilizantes, que melhoram a produtividade das safras, aproveitamos o evento para apresentar nossa nova identidade visual. Na ANDAV chamamos atenção para a nova logomarca, que representa a união entre a biologia e a tecnologia, com curvas inspiradas em elementos vivos e nas formas da natureza”.

José Marcos Nascimento, diretor comercial da Ubyfol

“A Ubyfol esteve presente no Congresso ANDAV pela primeira vez como expositora. O evento foi uma grande oportunidade para mostrar algumas das novidades da empresa para próxima safra, como uma dinâmica prática dos produtos Potamol, Peso+ e o adjuvante de alta performance Disperse Ultra, e a primeira apresentação das novas embalagens líquidas da empresa. O mercado de tecnologia em nutrição vegetal tem apresentado franca expansão nos últimos anos, com fortes investimentos que estão promovendo o setor no país. Nesse cenário, a Ubyfol está se preparando para alavancar um grande crescimento junto ao mercado, e a presença no Congresso ANDAV foi de extrema importância para o avanço das estratégias da empresa”.

Enviando

Carregando...