Logo
Plantio Direto

Agricultura
Tecnologia
Informação

Área do assinante

ASSINE LOGIN
ATENDIMENTO
VIA CHAT
(54) 3311-1235

RevistaNOTÍCIAS

NOVO ALERTA VERMELHO NA ARGENTINA: resistência múltipla ao glifosato e 2,4-D em Carduus Acantides L.
Data de publicação

29
Outubro
2019

NOVO ALERTA VERMELHO NA ARGENTINA: resistência múltipla ao glifosato e 2,4-D em Carduus Acantides L.

Por Equipe Mais Soja/Rem Aapresid

O cardo chileno (nome popular dado na Argentina ao Carduus Acantides L.) é uma espécie naturalizada no país vizinho que se tornou uma erva muito importante em extensas safras de inverno e verão, principalmente na região dos Pampas. Pertence à família Asteraceae (composta), é de ciclo anual e emergência outonal.

Durante as campanhas 16/17 e 17/18, algumas falhas no controle do campo químico começaram a ser notadas em alguns estabelecimentos do Departamento. Marcos Juarez, principalmente com 2,4D na dose de etiqueta. Este foi o primeiro sinal de alarme para os pesquisadores locais do INA EEA realizarem testes de controle químico. Eles revelaram sensibilidades diferenciais em doses crescentes do herbicida.

O trabalho continuou com os testes de laboratório liderados pelos técnicos P. Belluccini e V. Gentiletti (Marcos Eua INTA Marcos Juárez), R. De Prado e C. Palma Bautista (Universidade Córdoba da Andaluzia, Espanha) e E. Bracamonte (UNC), que submeteram a população suspeita de resistência e populações suscetíveis a diferentes doses de glifosato (EPSPS) e 2,4D (Auxinic).

Os resultados revelaram o pior cenário e confirmam um novo caso de resistência. Em relação à população suscetível, as doses necessárias para reduzir a massa fresca em 50% na população resistente tiveram que ser aumentadas 4,6 vezes com glifosato e 6,8 vezes com 2,4D.

A perda desses ativos na estratégia de controle de cardo suscita a necessidade de buscar alternativas no manejo químico, além de promover a integração de práticas culturais complementares para lidar com esse problema.

 

Fonte: https://maissoja.com.br/novo-alerta-vermelho-na-argentina-resistencia-multipla-ao-glifosato-e-24-d-em-carduus-acantides-l/

Texto originalmente publicado em:

Rem AAPRESID

Enviando

Carregando...