Logo
Plantio Direto

Agricultura
Tecnologia
Informação

Área do assinante

ASSINE LOGIN
ATENDIMENTO
VIA CHAT
(54) 3311-1235

RevistaNOTÍCIAS

Data de publicação

12
Novembro
2020

Mapa publica Zarc da soja para os estados de Alagoas, Amapá, Roraima e Sergipe

Por MAPA

 

O estudo de zoneamento agrícola permitiu delimitar as áreas e identificar os períodos de plantio da cultura, em condições de baixo risco climático 

Foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (12) as portarias 370 a 373, com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2020/2021, para a cultura da soja nos estados de Alagoas, do Amapá, de Roraima e de Sergipe.

O calendário de plantio no Amapá tem início a partir de 20 de março, em Alagoas, Roraima e Sergipe, o plantio tem início em meados de abril. O período é inverso ao recomendado em outras regiões produtoras do país.

Alagoas e Sergipe se destacam como uma nova fronteira pelo potencial para produção de soja, esse novo Zarc foi renovado para safra que será semeada em 2021 permitindo a indicação dos períodos em condições de baixo risco climático e também a indicação das cultivares adaptadas às regiões.

O Zarc da soja para o Amapá e Roraima, além da indicação dos períodos de baixo risco climático e das cultivares adaptadas, foi feito respeitando as áreas sem florestas, de cerrado e desmatamento até 2008. Com base no Projeto Prodes – monitoramento por satélite do desmatamento na Amazônia Legal –, a Embrapa verificou as áreas em que pode ocorrer o plantio, levando em conta áreas florestais e as normas do Código Florestal.

Zarc

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só permitem o acesso ao crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento.

Aplicativo Plantio Certo

Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar através de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do governo federal. O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), está disponível nas lojas de aplicativos: iOS e Android

Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma “Painel de Indicação de Riscos”.

 

Enviando

Carregando...

Faça download da EDIÇÃO ESPECIAL CENTRO-OESTE

X

Obrigado! Clique no botão para visualizar o arquivo.

Loading

Insira seus dados abaixo para fazer download da edição especial digital com foco na Região Centro-Oeste, que traz conteúdos atualizados sobre soja, milho, cana-de-açúcar, algodão e pastagens extensivas, podendo ser utilizado também para as demais regiões do país.

                                                 

  • Eu concordo em receber comunicações em diferentes canais sobre conhecimento científico, conteúdos informativos, cursos e eventos da Revista Plantio Direto na forma online.

    Você pode cancelar o recebimento dessas comunicações quando quiser.

    A Revista Plantio Direto tem o compromisso de proteger e respeitar sua privacidade e nós usaremos suas informações pessoais para fornecer as melhores experiências em conteúdos, cursos e eventos.

    Ao concordar na seleção acima, você permite que a Revista Plantio Direto/Aldeia Norte Editora armazene e processe informações pessoais com o objetivo de oferecer a melhor experiência em conteúdos, cursos e eventos.