Logo
Plantio Direto

Agricultura
Tecnologia
Informação

Área do assinante

ASSINE LOGIN
ATENDIMENTO
VIA CHAT
(54) 3311-1235

RevistaNOTÍCIAS

Data de publicação

19
Agosto
2018

ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA NUFFIELD 2019

Por NUFFIELD BRASIL

 

Profissionais atuantes em qualquer segmento do agronegócio podem se inscrever para a edição 2019 da Nuffield Farming. O prazo é até 30 de setembro 2018. Brasileiros poderão concorrer a até cinco vagas – a serem confirmadas. Cada selecionado contará com 30 mil dólares e apoio da rede mundial Nuffield para expandir seu conhecimento de mundo e realizar pesquisa, durante 19 meses, sobre um tópico de seu interesse e que traga benefícios para o agronegócio da sua região ou país.

 

O programa Nuffield seleciona “talentos” do agronegócio de diferentes países e os inclui numa dinâmica mundial com o objetivo de potencializar a capacidade dessas pessoas para que contribuam com o desenvolvimento do agronegócio de suas regiões. Além de eventos e contato frequente com participantes Nuffield dos vários continentes, o “nuffieldiano” vai pessoalmente a diversas regiões do planeta – sempre contando com o apoio de outros nuffieldianos – para conhecer novas tecnologias e formas de organização que têm gerado desenvolvimento.

 

“O compromisso maior de um “nuffieldiano” é ser, ao longo de sua vida, um multiplicador de conhecimento e estimular outros a também buscarem seus próprios aprendizados, não apenas técnicos”, explica a embaixadora da Nuffield no Brasil, Sally Thomson.

 

Essa entidade sem fins lucrativos foi criada no Reino Unido há 70 anos, no pós-II Guerra, quando o inglês Lord Nuffield começou a estimular conterrâneos a correr o mundo, a conhecer o que havia de muito bom e a voltar para ajudar na reconstrução da Inglaterra.

 

PRÉ-REQUISITOS – Três requisitos são imprescindíveis aos que se interessarem pelo programa da Nuffield: 1) ter perfil de liderança, o que inclui senso natural de buscar de compartilhar conhecimento; 2) identificar-se com a essência do “desenvolvimento” e 3) trabalhar há pelo menos cinco anos em algum segmento do agronegócio (produção, gestão, distribuição, comunicação, políticas do setor). É preciso ainda ter conversação fluente em inglês e idade no intervalo aproximado de 25 a 40 anos. Ao se inscrever, o candidato deve apresentar um projeto de estudo sobre tema que o motive a buscar informações em diferentes partes do mundo e que traga impactos positivos para agronegócio brasileiro no médio prazo.

 

Os novos Nuffieldianos devem manter suas atividades profissionais durante o programa. Precisarão reorganizar seus afazeres apenas nos períodos em que viajarão em grupo ou individualmente. Mais informações, incluindo link para a inscrição, estão disponíveis em  www.nuffieldinternational.org/scholarship.html

 

VAGAS – O número de vagas disponíveis em cada país onde a Nuffield atua depende do apoio e investimento de empresas ou instituições. Cada apoiador estabelece vínculo com um nuffieldiano e passa a incorporar em sua dinâmica os novos conhecimentos que este profissional vai obtendo mundo afora. Para a edição 2019, a Nufarm Indústria Química e Farmacêutica, parceira da Nuffield desde a edição 2017, já reafirmou sua participação no programa. Grupo Bom Futuro, Cooperfibra (Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde-MT) e um pool formado por empresas do setor ainda estão analisando a parceria com a Nuffield. Além dessas (potenciais) vagas a serem disputadas exclusivamente por brasileiros, há ainda outra apoiada pelo fundo de investimentos americano TIAA, com inscrições abertas também para chilenos, australianos e norte-americanos. Em 2015, 2016 e 2017, a vaga do TIAA foi conquistada por brasileiros; em 2018, por um produtor de grãos dos Estados Unidos.

 

VAGAS DISPONÍVEIS NO PROGRAMA 2019

Vagas marcadas com o asterisco estão sujeitas a confirmação

1.            Apoiada pela TIAA-CREF Global Agriculture – aberta a produtores rurais e a demais profissionais do agronegócio dos Estados Unidos, Brasil, Chile e Austrália. O candidato precisa optar por estudo sobre um dos seguintes tópicos:

a.            Disruptura de sistemas tradicionais de produção motivada por novas tecnologias;

b.            Modelos de investimentos institucionais para fomento a produtores jovens e familiares;

c.            Sistemas de produção mistos e sua relevância para sistemas sustentáveis do futuro;

d.            Capital natural/valorização do capital natural e sua contribuição intrínseca para o valor da terra;

e.            Padrões de qualidade e certificação como referência de sustentabilidade e sua importância para produtores e donos de terras;

f.             Como manter e melhorar a saúde do solo;

g.            Práticas de uso sustentável da água (irrigação).

2.            Apoiada pela Nufarm – aberta a produtores e a demais profissionais brasileiros do agronegócio; sem tema prévio;

3.            Apoiada pelo Grupo Bom Futuro * - aberta a produtores e a profissionais brasileiros do agronegócio com foco em soluções biológicas com aplicação em grande escala;

4.            Apoiada pela Cooperfibra (Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde-MT)*- aberta a profissionais diretamente envolvidos com a Cooperfibra ou a alguém que possa agregar valor em longo-prazo para a cooperativa;

5.            Apoiada por grupo brasileiro de companhias * - aberta a profissionais brasileiros do agronegócio.

 

Leia a opinião de brasileiros que já fazem parte desta rede internacional....

“Pela Nuffield, visitei dez países em quatro continentes e conheci vários profissionais que trazem inovações em suas diversas formas ao setor agrícola. A organização me possibilitou expandir uma pesquisa já realizada na América Latina para qualquer outra região no mundo, acessando uma network global coesa no propósito de desenvolvimento de melhores práticas para o agronegócio, mais inteligentes, eficazes e que vislumbram soluções para os grandes gargalos presentes e futuros na produção de alimentos. Nos dois últimos anos, pude apresentar meus resultados no Brasil, Estados Unidos, Austrália e em Portugal, discutindo as aplicabilidades de minha pesquisa e possíveis desdobramentos. O trabalho é contínuo e as oportunidades, inúmeras. Fazer parte dessa grande família de aproximadamente dois mil profissionais e tantos outros colaboradores é assumir uma responsabilidade conjunta de promover as transformações que buscamos para o agro.”

Cecília Fialho, economista, São Paulo (ceciliafialho@gmail.com) – Primeira Brasileira Nuffieldiana (2015)

Sua pesquisa Nuffield: A adoção de organismos geneticamente modificados e suas implicações legais

 

"Fazer parte da rede da Nuffield significa estar cercado de oportunidades para desenvolver-se pessoal e profissionalmente, mas, sobretudo, a Nuffield abre as portas do mundo para o intercâmbio de ideias e projetos com protagonistas e líderes da nossa cadeia produtiva. Não espere uma jornada fácil ou previsível. A especialidade da Nuffield é tirar você da sua zona de conforto, pois é aí que os verdadeiros aprendizados e evoluções acontecem."

Luciano Loman, engenheiro eletricista, São Paulo (lloman.br@gmail.com) - Nuffieldiano 2016.  Sua pesquisa Nuffield: Fazendas verticais - o que se tem para aprender com os metros quadrados mais produtivos do mundo?

 

"Todo o processo Nuffield é um passo a passo ascendente de autoconhecimento, desafios mentais, revisão de conceitos e construção de relacionamentos impactantes. A Nuffield está me proporcionando a oportunidade de encontrar meu propósito e as melhores formas de contribuir com a agricultura Brasileira, com ideias e iniciativas que vão muito além do meu tópico de estudo e muito além de qualquer interesse individual. Participar do programa Nuffield é uma mudança de estilo de vida e pensamento."

Carla Borges, adm. empresas e produtora rural, Mato Grosso e Goiás (carla@fng.agr.br)

Nuffieldiana 2017. Sua pesquisa Nuffield: Agregando valor para o Centro-Oeste

 

“Ser um Nuffieldiano é ganhar uma família global de agricultores e pessoas envolvidas em criar uma agricultura melhor. Participar da experiência Nuffield tem me proporcionado uma visão global dos desafios, oportunidades e tendências da agricultura mundial! Além disso, me estimula a seguir o meu propósito que é ajudar pessoas a desenvolver uma agricultura mais eficiente, inovadora e sustentável! Vejo o quanto é importante termos líderes conscientes e engajados pelo bem comum, que divulguem mais a agricultura Brasileira.”

Murilo Bettarello, eng. agrônomo, Franca-SP (mbettarello@viaverde.agr.br)

Nuffieldiano 2017. Sua pesquisa Nuffield: Tecnologia Digital como ferramenta para ajudar o produtor a tomar decisões no seu negócio

 

“O grande benefício de participar da Nuffield são as pessoas que conhecemos nessa jornada. Casos de sucesso, grandes líderes e ótimos seres humanos de todas as partes do mundo. Esse processo também abre nossas mentes para novas ideias, para desafiar antigos paradigmas e, assim, ajudar o Agro Brasileiro a continuar a crescer.”

Mauro Nakata, adm. empresas e produtora rural, Fartura-SP (mauronakata@cristalina.net.br) Nuffieldiano 2018.  Sua pesquisa Nuffield: competitividade de piscicultura brasileira

 

Agora, um brasileiro que está na ponta “apoiadora” do Programa:

 

“Como Westchester é uma empresa global com foco no logo prazo, entendemos a importância de investir através da Nuffield em pessoas que querem desenvolver o Agronegócio e, em fazendo isso, se desenvolvem e preparam o setor para o futuro. É muito difícil para qualquer empresa estar atualizada em todas as novidades e oportunidades que estão acontecendo no agronegócio no mundo. Estar próximo da Nuffield nos possibilita acompanhar muitas dessas novidades e oportunidades, pois o networking desenvolvido pela Nuffield é admirável. Gostamos muito de acompanhar a jornada dos "Nuffieldianos" e temos abertura para aprender junto com eles. É realmente uma parceria para os dois lados.”

Henrique Freitas, Vice-Presidente Executivo WGIM & CEO WGSA (empresa do TIAA), investidor desde 2015

 

Mais informações sobre Nuffield Farming em português: http://www.nuffield.com.br

Informações sobre as vagas, incluindo a ficha de inscrição: http://nuffieldinternational.org/scholarship.html

Relatórios Nuffield Farming: http://www.nuffieldinternational.org/live/Reports

 

O BRASIL se tornou país associado da Nuffield Farming em 2013 e, em 2017, foi criada formalmente a “Associação sem fins lucrativos Nuffield Brasil”. A Nuffield Farming tem como países-membros o Reino Unido, Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, França e Holanda. Brasil e Estados Unidos estão em processo para também se tornarem países-membros. A Nuffield é administrada de forma profissional, com recursos provenientes de setor privado e um grande apoio de quem fez parte no programa nos anos anteriores e que permanece na network. Seu objetivo é ampliar o conhecimento de profissionais do agronegócio e contribuir para sua capacidade de reflexão, de modo que façam a diferença no agronegócio global. Seu slogan é “Transformar as pessoas através da agricultura e transformar a agricultura através das pessoas.”

 

Acompanhe-nos: https://www.facebook.com/nuffieldbrazil

 

 Contato imprensa: Ana Paula Silva Ponchio

                               Communication Nuffield Brasil

                              19 9 9768-6921

Enviando

Carregando...

Faça download da EDIÇÃO ESPECIAL CENTRO-OESTE

X

Obrigado! Clique no botão para visualizar o arquivo.

Loading

Insira seus dados abaixo para fazer download da edição especial digital com foco na Região Centro-Oeste, que traz conteúdos atualizados sobre soja, milho, cana-de-açúcar, algodão e pastagens extensivas, podendo ser utilizado também para as demais regiões do país.

                                                 

  • Eu concordo em receber comunicações em diferentes canais sobre conhecimento científico, conteúdos informativos, cursos e eventos da Revista Plantio Direto na forma online.

    Você pode cancelar o recebimento dessas comunicações quando quiser.

    A Revista Plantio Direto tem o compromisso de proteger e respeitar sua privacidade e nós usaremos suas informações pessoais para fornecer as melhores experiências em conteúdos, cursos e eventos.

    Ao concordar na seleção acima, você permite que a Revista Plantio Direto/Aldeia Norte Editora armazene e processe informações pessoais com o objetivo de oferecer a melhor experiência em conteúdos, cursos e eventos.