Perguntas & Respostas: Utilização de Dicamba em Soja


Autores: Equipe Editorial Revista Plantio Direto
Publicado em: 30/06/2019

Nessa edição, considerando a retomada da utilização do dicamba como herbicida hormonal em lavouras de grãos, a Revista Plantio Direto em colaboração com a Assessoria de Comunicação da BASF, responde perguntas comuns sobre a utilização desse herbicida, em especial a formulação comercial Atectra®.

1. Qual é o intervalo de tempo ideal para aplicação do dicamba antes da semeadura da soja (dessecação), para evitar problemas de fitotoxidade?

O Atectra® é um herbicida para o manejo de plantas daninhas de folhas largas, com destaque no sinergismo quando associado ao Saflufenacil e o Glifosato no controle de buva, reduzindo o índice de rebrota em uma primeira aplicação de dessecação pré-plantio. A dose de 600 mL/ha dessa formulação de Dicamba requer o intervalo mínimo de 30 dias entre a aplicação e a semeadura das variedades atuais de soja - não tolerantes ao dicamba. Quando necessário, recomenda-se uma aplicação complementar para obter maior eficiência no controle dos novos fluxos e das plantas que podem apresentar-se rebrotadas. Nos próximos anos, com o avanço das tecnologias de tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba em soja, o produtor se beneficiará do uso de Dicamba sem restrição de intervalo de aplicação em soja, podendo ser direcionado tanto em uma primeira aplicação como em uma segunda aplicação, por exemplo. Lembrando sempre a importância no controle de plantas daninhas pequenas (menores que 10 cm) e metabolicamente ativas, situação que os herbicidas oferecem maior efetividade. Também a importância da rotação de mecanismos de ação dos herbicidas em um manejo eficiente das plantas invasoras.

2. Para o controle de buva, em uma dessecação sequencial (duas aplicações de herbicida anteriores à semeadura da soja), onde seria melhor posicionado o dicamba: Na primeira aplicação, na segunda aplicação, ou em ambas as aplicações de herbicida?

No atual cenário, para o controle de buva, em uma dessecação sequencial, o Dicamba é melhor posicionado na primeira aplicação. É recomendado somente uma aplicação do Atectra® e respeitando o intervalo mínimo de 30 dias antes à semeadura da soja. Sempre seguir as orientações descritas na bula do produto.

3. É possível associar o dicamba com paraquat na dessecação antes da semeadura da soja?

Não é recomendado a associação de Atectra® e Paraquat. O Atectra® atua de forma sistêmica e o Paraquat por contato, o que não favorece o bom desempenho do Atectra®.