Trinta anos de conteúdo técnico voltado ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura


Em setembro de 1990 circulou o primeiro número do Jornal do Plantio Direto, na época um veículo de comunicação dirigida criado com o objetivo de proporcionar o acesso de produtores rurais e assistentes técnicos (engenheiros-agrônomos e técnicos agrícolas), as informações sobre o plantio direto na palha, geradas no âmbito da pesquisa pública e privada, em um período de grande crescimento na adoção da técnica e consequente demanda por informações.

Independente da região, nos primeiros anos da década de 1990 surgiram dúvidas que subsidiaram a elaboração das pautas voltadas às reais necessidades da produção primária. Para atender a demanda, a publicação recebeu apoio de pessoas, instituições e empresas ligadas ao setor agrícola, em especial ao plantio direto.

A linha editorial técnica/informativa conquistou espaço entre agricultores de todos os portes e profissionais da assistência técnica. A qualificação de seus leitores, somada ao grande volume de trabalhos disponíveis, oriundos das instituições de pesquisa públicas e privadas, universidades e empresas, além das experiências dos próprios produtores pioneiros, apressou o início de uma nova fase do veículo.

Foi a partir de 1995 que começou a circular a Revista Plantio Direto dando sequência ao trabalho iniciado com o jornal. O novo formato favoreceu a ampliação do conteúdo e do alcance geográfico, a Revista Plantio Direto passou a circular em todas as regiões agrícolas onde o plantio direto já estava estabelecido ou começava a ser adotado.

A Revista Plantio Direto circulou com edições bimestrais e na Internet disponibilizou todo o conteúdo da versão impressa desde 1996, sendo atualmente um dos maiores bancos de artigos relacionados à produção agrícola e uma importante ferramenta de pesquisa para profissionais de assistência técnica, produtores rurais, pesquisadores e estudantes, que necessitam de informações sobre o uso da técnica em todas as culturas e regiões agrícolas do país e do exterior.

Após 25 anos abordando exclusivamente o Sistema Plantio Direto na Palha, a Revista Plantio Direto ampliou o alcance de sua linha editorial tornando-se Revista Plantio Direto & Tecnologia Agrícola. Esse novo posicionamento, adotado em 2017, teve como objetivo diversificar o conteúdo, levando em conta que o plantio direto na palha encontra-se na fase de estabilidade e, a partir disso, agricultores e técnicos necessitam cada vez mais do aporte de informações sobre as tecnologias que irão dar sustentação as altas produtividades obtidas com o uso da técnica e das boas práticas agrícolas, com foco na conservação dos solos, uso eficiente da água e dos insumos de forma responsável e competitiva.

Em 2021, completando um ciclo de 30 anos, a Revista Plantio Direto passa a ser publicada exclusivamente no formato digital, agregando a sua plataforma online uma série de recursos, como podcasts e artigos em formato de áudio, sistema de perguntas e respostas, fórum de discussões, espaço para anúncios de classificados, dicionário de termos técnicos, e muito mais.