Para o agrônomo e produtor Luiz Graeff Teixeira, de Passo Fundo, entidades como o Clube dos Amigos da Terra, Clube da Minhoca e outras associações semelhantes se tornaram instrumentos eficientes para a divulgação das vantagens do plantio direto, sendo as principais responsáveis — ao lado da colaboração dos técnicos — pelo crescimento da área cultivada com esse sistema no Sul do País.
Há quase oito anos realizando plantio direto em sua propriedade, Luiz Teixeira assumiu em agosto a presidência do Clube dos Amigos da Terra de Passo Fundo e pretende estabelecer, com seus colegas do Rio Grande do Sul e, se possível, do Sul do Brasil, uma proposta de trabalho visando fortalecer tais organismos e estreitar o relacionamento entre eles.
Ele é de opinião que este é um momento muito propício para a criação de uma Federação Gaúcha, ou até mesmo Sul Brasileira, de entidades como os CAT, Clube da Minhoca, Associações e outros organismos envolvidos com o plantio direto, para aperfeiçoar a integração e melhorar as promoções, facilitando a troca de experiências e informações.
“Acredito que uma Federação pode facilitar nosso trabalho e inclusive estabelecer um relacionamento mais produtivo com agricultores e técnicos do Cone Sul, como é o caso da Argentina, Uruguai e Chile, com quem os produtores gaúchos já mantêm contatos há vários anos”, afirma Luiz Teixeira. Ele diz que a diretoria do CAT de Passo Fundo já iniciou as conversações com os demais colegas objetivando viabilizar essa Federação o mais breve possível.