Seletividade de agrotóxicos registrados para a cultura da soja a Telenomus podisi e Trissolcus basalis

Publicado em: Pesquisa Agropecuária Tropical (Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos/UFG)

Local do experimento: Pelotas/RS

Objetivo: Avaliar a seletividade de produtos químicos registrados para cultura da soja em parasitoides de ovos de percevejos T. podisi e T. basalis em estádio adulto.

Autores: Ronaldo Zantedeschi (UFPel – Pelotas/RS) e outros

Como foi feito Foram testados a aplicação de 9 inseticidas, 4 fungicidas e 2 herbicidas (conforme a tabela 1) em parasitoides de ovos de percevejo das espécies T. podisi e T. basalis, avaliando redução do parasitismo.

Resultados: Os inseticidas neurotóxicos imidacloprido + beta-ciflutrina, tiametoxam + lambda-cialotrina, acefato, deltametrina e fenitrotiona não são seletivos aos parasitoides (ou seja, reduziram o parasitismo em 100%), mas os inseticidas diflubenzuron, flubendiamida, Bacillus thurigiensis e lufenuron são seletivos a ambos os parasitoides.

Fungicidas formulados com piraclostrobina + metconazole, trifloxistrobina + ciproconazole, azoxistrobina + flutriafol e trifloxistrobina + protioconazol são seletivos ao T. podisi, mas não ao T. basalis. Herbicidas contendo sal de glufosinato de amônio e de isopropilamina são seletivos aos parasitoides.

Mais detalhes sobre o experimento podem ser encontrados em Pesqui. Agropecu. Trop. vol.48 no.1 Goiânia Jan./Mar. 2018

Produtividade do milho para silagem e grãos em distintos sistemas integrados de produção agropecuária

Publicado em: Revista Ciência Agronômica (Universidade Federal do Ceará)

Local do experimento: Ponta Grossa/PR

Objetivo: Avaliar o efeito de duas doses de adubação nitrogenada, dois sistemas integrados de produção agropecuária, e cinco posições entre renques arbóreos na qualidade e na produtividade do milho para silagem e grãos.

Autores: Laíse da Silveira Pontes (IAPAR – Ponta Grossa/PR) e outros.

Como foi feito: Em uma área de clima subtropical úmido, com altitude de 950 m, sendo Cambissolo e Latossolo, foi implantado em 2006 um sistema agroflorestal, sendo que a partir de 2010 o sistema era feito da seguinte forma:  3 espécies de árvores foram plantadas com 14 m entre linhas e 3 m entre árvores na linha; entre as árvores, durante o verão foi plantado milho e no ano seguinte soja, alterando as culturas a cada ano. No inverno, foi utilizado aveia-preta e azevém para cobertura do solo e pastagem.

Em 2013, foram testadas duas doses de nitrogênio na forma de ureia (90 kg N/ha e 180 kg N/ha), aplicadas na pastagem. Foi plantado milho com 40 kg N/ha na base, e 270 kg de ureia/ha 41 dias depois do plantio. Foi avaliado a qualidade da silagem e de grãos, e características agronômicas desse milho tanto com a presença de árvores quanto sem elas, e também a proximidade da cultura com as árvores.

Resultados: A silagem de Milho no Sistema com árvores mostrou maior qualidade, com aumento de proteína bruta e diminuição do teor de fibra. A proximidade da cultura com as árvores influenciou o teor de proteína bruta, produção de matéria seca e fibra detergente ácida.

Também, houve influência residual da adubação nitrogenada na qualidade da silagem e de grão, e a associação com árvores demonstrou uma redução da produtividade de silagem e grãos no Milho após 7 anos de cultivo com o arranjo 14 x 3 m.

Mais detalhes sobre o experimento podem ser encontrados em Rev. Ciênc. Agron. vol.49 no.2 Fortaleza Apr./June 2018

Alelopatia do extrato aquoso de Pachyrhizus erosus L. sobre Euphorbia heterophylla e Bidens pilosa

Publicado em: Pesquisa Agropecuária Tropical (Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos/UFG)

Local do experimento: Marechal Cândido Rondon/PR

Objetivo: Avaliar os efeitos alelopáticos de extrato aquoso obtido de partes da planta P. erosus, em diferentes concentrações, na germinação de leiteiro (E. heterophylla) e picão-preto (B. pilosa).

Autores: Jaqueline de Araujo Barbosa (UNIOESTE – Marechal Cândido Rondon/PR) e outros.

Como foi feito: Foi produzido um extrato aquoso de partes da planta P. erosus em diferentes concentrações, e aplicados em sementes de leiteiro e de picão-preto, para avaliar a germinação e biomassa de plântulas dessas espécies

Resultados: O extrato aquoso de P. erosus exibiu efeito alelopático nas sementes de leiteiro e picão-preto, dependendo da parte da planta, do modo de preparo e concentração. Houve diminuição da germinação e biomassa dessas plantas daninhas com o extrato mais concentrado, sendo que extratos com água fervida foram mais eficientes para inibir a germinação.

Mais detalhes sobre o experimento podem ser encontrados em Pesqui. Agropecu. Trop. vol.48 no.1 Goiânia Jan./Mar.