Por que mexer na terra?


Autores:
Publicado em: 30/12/1991

Dentre os diversos produtores e engenheiros agrônomos que acompanharam o desenvolvimento do sistema plantio direto na palha, é interessante notar que aumenta o número daqueles defensores da teoria de que não se deve mais mexer na terra, não preciso mais lavrar nem subsolar. Nesse grupo de pessoas, é possível identificar gente como Carlos Crovetto, do Chile, passando por Luiz Graeff Teixeira, de Passo Fundo, João Carlos Moraes Sá (Juca), da Fundação ABC, os pioneiros Frank Dijkstra e Nonô Pereira. Neste número, apresentamos um rápido depoimento do Engenheiro Agrônomo Josué Nelson Pavei da Cooperativa Castrolanda, de Castro-PR, que acompanha a agricultura nos Campos Gerais há 16 anos, isto é, pouca coisa menos que a idade do plantio direto naquela região.

Dentro da sua característica franqueza, Josué afirmou: “No plantio direto, com rotação de [?culturas?] e o solo adquirindo, com o passar do tempo, resíduos orgânicos, com a população de minhocas e toda aquela fauna crescendo, eu acredito que incorporar calcário ficou na história. Antigamente eu achava que era preciso incorporar, mesmo para pequenas quantidades, conforme preconizava a pesquisa. Hoje, a própria palavra do pesquisador do IAPAR Osmar Muzzili admite que é possível fazer plantio direto nos Campos Gerais com pH próximo a 5,0 e continuar com o sistema sem mexer no solo. Nós temos áreas, na Castrolanda, com pH 4,7-4,8 produzindo 10 t/ha de milho.”

E ele encerra, veemente: “Faço minhas as palavras do Professor Shirley Phillips, dos Estados Unidos: com a quantidade de resíduos que nós conseguimos incorporar ao solo e a umidade que temos na região, não precisa enterrar calcário. Deixemos que as minhocas, besouros e a própria água façam esse trabalho. E a prova está cada vez mais presente nas mil trincheiras que o Juca está abrindo nas lavouras da região. Quem mostra a compactação é a cultura e não um ferro que você tenta espetar no solo. Se a planta não demonstra compactação, por que você vai mexer na terra?”

Eng° Agr° Josué Nelson Pavei — Cooperativa Castrolanda (Castro-PR), 16 anos acompanhando a agricultura nos Campos Gerais. Cita Osmar Muzzili (IAPAR) e o Professor Shirley Phillips (EUA). Posicionamento da nova geração de defensores do 'não mexer na terra' (Carlos Crovetto, Luiz Teixeira, Juca, Frank Dijkstra, Nonô Pereira)