Realizada a partir de 2000 na área experimental da Cotrijal, em NãoMe-Toque, a Expodireto, inicialmente feira agrodinâmica com foco no Sistema Plantio Direto na Palha, chega à sua décima nona edição como Expodireto Cotrijal.
Hoje, uma feira internacional de negócios que oferece aos visitantes amplo leque de opções para visitação contando com expositores que representam todos os segmentos ligados ao agronegócio. Agroquímicos, fertilizantes, sementes, máquinas, inovações tecnológicas, produção animal e vegetal, agricultura familiar e eventos técnicos, são ofertados aos visitantes durante cinco dias.
Tendo a frente a maior cooperativa do Rio Grande do Sul e sendo impulsionada pela força de mais de seis mil agricultores associados e 59 Unidades de Negócios pertencentes à Cotrijal e distribuídas em todo o norte do Estado, a Expodireto faz avançar técnica e economicamente toda a região.
O crescimento da feira foi progressivo e constante em expositores e publico visitante, transformando o cenário econômico da região e em especial do município de Não-MeToque, que através do evento foi projetado nacional e internacionalmente. A edição 2018, que acontece de 5 a 9 de março, traz mais uma vez intensa programação como o 10º Fórum Nacional do Milho, 29º Fórum Nacional da Soja, 3º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água e Fórum Cultura do Trigo, entre outros eventos importantes, além do acesso aos mais de 500 expositores.
Projeta-se que nesse ano o evento mantenha a média de público de 230 mil visitantes por edição e o foco se concentrará na agricultura digital, na tecnologia e na inovação no campo. O lançamento da 18ª Expodireto Cotrijal aconteceu no início de fevereiro, em Porto Alegre e contou com a participação de entidades cooperativistas, empresários do agronegócio, representantes dos poderes excecutivo, legislativo e judiciário, direção e conselheiros da Cotrijal. “Será um evento com foco na tecnologia, com muitas oportunidades de aprendizado e negócios e que tem se consolidado como uma referência em inovação para o setor do agronegócio mundial”, afirmou o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, que projeta o crescimento de até 20% nos negócios da edição 2018.
O Vice-Presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, destacou a importância da feira para os produtores rurais, em especial da Cotrijal. “A Expodireto é motivo de orgulho para nosso quadro social, porque reúne o que há de melhor e mais moderno voltado para a agricultura”.
Casa do Plantio Direto
Durante a Expodireto Cotrijal acontece mais uma edição da Casa do Plantio Direto, projeto institucional direcionado aos agricultores, assistentes técnicos e estudantes. Na programação os resultados de pesquisa, inovações tecnológicas e discussões a cerca das demandas técnicas levantadas entre agricultores e técnicos líderes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A Casa do Plantio Direto oferece ao público visitante acesso gratuito a palestras e reuniões-debate, durante cinco dias, aproximando agricultores, profissionais de assistência técnica e a pesquisa.
Em 2018 o Projeto será viabilizado através da parceria entre a Revista Plantio Direto & Tecnologia Agrícola, Fundação Agrisus, Cotrijal, Fertisystem e Yara Fertilizantes. Além de poder participar das discussões no auditório da Casa do Plantio Direto, no Parque da Expodireto em NãoMe-Toque, os interessados poderão acompanhar a programação que será transmitida em tempo real pelo Facebook. Os principais temas da edição concentram-se em debater:
• Resistência de plantas daninhas no sul do Brasil;
• Mercado de Grãos e custo de produção;
• Culturas para retenção de água e redução da compactação do solo;
• Uso de imagens de satélite para definição das zonas produtivas;
• O jovem e a inovação no agronegócio;
• DFCs, Ferrugem e Mofo-Branco;
• Como ganhar dinheiro com milho?
• O sistema de rotação ideal: como alcançar?