Pontos que devem ser observados na dessecação


Autores: Equipe Editorial Revista Plantio Direto
Publicado em: 30/06/2017

1. Escolha do herbicida para dessecação eficiente da cobertura vegetal

O glifosato, por exemplo, é uma escolha comum para dessecação da lavoura de cobertura por não apresentar efeito residual. No entanto, essa escolha pode não ser a melhor, já que algumas leguminosas, como trevos ou ervilhacas, não são controladas facilmente pelo glifosato. Para leguminosa a melhor escolha é um herbicida hormonal, como o 2,4-D.

Entretanto, no campo ocorrem diferentes espécies e, no caso, da leguminosa estar no campo com outras espécies de cobertura ou plantas daninhas que também precisam ser controladas, o 2,4-D pode ser utilizado associado ao glifosato. Lembrando sempre de incluir os adjuvantes necessários de acordo com a recomendação do fabricante para otimizar a performance do produto.

2. Observe as restrições de rotação para o herbicida que você vai utilizar para garantir o plantio seguro da cultura principal no momento desejado.

O 2,4-D, como exemplo, é usado como parte da estratégia de dessecação, deve-se fazer a aplicação 20-30 dias antes do plantio da soja se for utilizar doses entre 2,0 e 2,5 L/ ha, ou 10-15 dias antes de plantar se usar doses entre 1,0 e 1,5 L/ha). Leia a bula do herbicida para informar-se de restrições na rotação de culturas.

3. Espere até que a cultura de cobertura esteja crescendo ativamente

Muitos herbicidas são sistêmicos, ou seja, eles precisam se movimentar dentro da planta para ter sua máxima eficácia. Dessa forma, plantas que estão dormentes ou não estão crescendo não serão controladas (dessecadas) com sucesso. Isso é especialmente importante para glifosato e auxinas sintéticas como o 2,4-D e o dicamba.

4. Desseque a cultura de cobertura antes do florescimento

Plantas que chegaram ao estádio reprodutivo são mais difíceis de serem controladas em função da mudança na movimentação dos fotoassimilados, modificando o movimento dos herbicidas translocados no floema.

Além disso, tecidos vegetativos mais velhos frequentemente absorvem menos herbicida em comparação com tecidos mais jovens, devido a um maior desenvolvimento da cutícula.

5. Considere as condições climáticas Tempo frio, nublado ou seco pode impactar negativamente na eficácia dos herbicidas.

A translocação de herbicidas na planta é reduzida sob condições adversas. Além disso, essas condições limitam o crescimento da planta, a fotossíntese e a transpiração, dessa forma limitando o movimento dos herbicidas na planta. Evite aplicações com temperatura inferior a 10C, umidade relativa inferior a 60% e com possibilidade de chuva iminente.

6. Considere todas as plantas daninhas a serem controladas antes do plantio da cultura principal, especialmente se você possui espécies resistentes a herbicidas na área

Tenha como alvo todas as plantas daninhas que estejam presentes na área quando for realizar a dessecação da cultura de cobertura para garantir o plantio da cultura principal em área limpa.

Se você tem a confirmação (ou suspeitar) que existem plantas resistentes a herbicidas na área, tenha certeza de que o herbicida escolhido para dessecação também controla de forma eficaz a espécie resistente. Por exemplo, se você está dessecando aveia de cobertura antes da semeadura de soja, mas você possui buva resistente ao glifosato na área, será necessário associar glifosato com algum inibidor de PROTOX como saflufenacil ou um hormonal como 2,4-D.

7. Deixe tempo adequado para aplicação de herbicida ou método de dessecação diferente caso ocorra falha de controle.

Ocasionalmente, múltiplas aplicações de herbicida serão necessárias para dessecar completamente a cultura de cobertura. Assim, dessecar cedo, 25-30 dias antes da semeadura, proporciona flexibilidade caso seja necessária uma segunda aplicação para complementar o controle.

Lembre-se que é importante semear a cultura principal em área limpa. Outras opções disponíveis para manejar culturas de cobertura incluem o uso de rolo-faca e roçagem. Pontos que devem ser observados na dessecação

Fonte: Adaptado do No-till Farmer