PERGUNTAS & RESPOSTAS
Questionamentos do Eng. Agr. Luiz Carlos Chiapinotto, da Coopervale de Abelardo Luz-SC. As respostas foram elaboradas pelo Eng. Agr. Dirceu Gassen, da Embrapa-CNPT.
1 — Numa lavoura de soja, solo argiloso, 4 anos sob plantio direto, é necessário descompactar o solo para semear milho?
Com base na experiência com semeadoras equipadas com sulcador rotativo (semeadora FNI), os solos argilosos foram considerados inviáveis para o plantio direto (PD). Com a adaptação de sulcadores nas semeadoras e com o domínio da prática do PD em solos mais leves, os tabus foram, lentamente, sendo vencidos. Os solos argilosos e úmidos compactam-se com facilidade nas faixas onde passam as rodas da semeadora, do trator ou da colhedora. A semeadura, a germinação e o crescimento das plantas podem ser comprometidos nessas faixas.
Nas lavouras sob PD não é necessário arar, escarificar ou gradear o solo, e o tempo necessário para essas operações pode ser compensado semeando no momento em que o solo se encontra na melhor condição de umidade. Alguns acreditavam ser necessário descompactar o solo após alguns anos (4 ou 5) sob PD. Parte dessa teoria é baseada na expectativa criada nas lavouras sob preparo convencional (PC). Não há necessidade de descompactar o solo após iniciar o PD, pois o preparo físico reiniciará o processo de desestruturação que está sendo condenado. O uso de sulcadores adaptados às semeadoras romperá a camada adensada do solo.
2 — É necessário aguardar 30 dias para semear milho após aveia ou nabo dessecados?
Alguns especialistas levantam a hipótese de que as culturas de azevém e de aveia produzem substâncias prejudiciais à cultura do milho, sugerindo a semeadura um mês após a dessecação. Outros sugerem que o amarelecimento inicial do milho está relacionado à deficiência de nitrogênio, imobilizado no processo de decomposição de raízes e da palha. Existe efeito comprovado de aveia e azevém sobre germinação de plantas daninhas, podendo ser usado no controle de picão-preto.
A colza e o nabo-forrageiro, algumas vezes causam redução no crescimento e na produção de soja. Não há evidências de efeito negativo sobre o milho, entretanto, na semeadura com duplo disco e semente depositada na raiz do nabo, podem ter dificuldade para germinar. A semeadura com sulcador na semeadora deverá evitar esse problema.
3 — A análise indica necessidade de 14 t/ha de calcário. Foram aplicadas 7 t/ha no primeiro ano. Aplicar mais 7 t ou dose menor compensada com fertilizantes?
O uso de calcário é recomendado para elevar o pH do solo, liberar nutrientes, imobilizar alumínio e manganês e adicionar cálcio ou magnésio baseado na experiência adquirida sob preparo convencional. Nas lavouras sob PD, a forma de aplicação e a quantidade de calcário estão sendo reavaliadas por especialistas de solo. De acordo com o conhecimento disponível, pode-se sugerir que a aplicação de calcário deve ser feita, principalmente, em função de níveis tóxicos de alumínio ou de manganês.
Armazenar nutrientes no solo parece ser uma alternativa mais interessante a médio e longo prazos do que a liberação de nutrientes resultante da elevação do pH. A aplicação de calcário na superfície ou incorporado é um assunto polêmico. Algumas lavouras, 10 anos sob PD, sem aplicação de calcário, evidenciaram leves aumentos no pH do solo. No PD, o calcário aplicado na superfície pode infiltrar no perfil através de rachaduras do solo, de galerias abertas por insetos e ou outros animais, através de orifícios deixados por raízes apodrecidas ou do crescimento de raízes. O rendimento observado na lavoura é importante fator a considerar antes de definir a aplicação de calcário.
Dirceu Gassen (Embrapa-CNPT) responde questões Luiz Carlos Chiapinotto (Coopervale Abelardo Luz-SC). 3 pergs: 1) Descompactar solo argiloso após 4 anos PD para milho? (resposta: não - sulcadores adaptados resolvem); 2) Aguardar 30 dias após dessecação aveia/nabo para milho? (resposta: usar sulcador na semeadora evita problema); 3) Calcário 14 t/ha aplicar 2ª metade 7t ou dose menor + fertilizantes? (resposta: aplicar baseado em níveis tóxicos Al/Mn, armazenar nutrientes no solo).