Encarte Especial — Clube do Plantio Direto de Arroz Irrigado (Eurico Faria Dorneles)


Autores:
Publicado em: 31/10/1995

CLUBE DO PLANTIO DIRETO DE ARROZ IRRIGADO

INÍCIO

Fundado em um dia de campo na Fazenda Cerro do Tigre, em Alegrete-RS, o Clube do Plantio Direto com Cultivo Mínimo de Arroz Irrigado iniciou suas atividades em 27 de fevereiro de 1985. No início, eram 90 produtores rurais associados. A entidade foi constituída por um coordenador geral e seis representantes nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha, Depressão Central, Litoral Norte, Litoral Sul e Extremo Sul, com sub-coordenadores em cada município do RS.

OBJETIVOS

Desde a sua fundação, o Clube teve como objetivo básico a troca de experiências e informações entre os produtores associados, órgãos oficiais e indústrias ligadas ao setor. Todas as entidades envolvidas com o plantio direto mobilizam-se com os trabalhos de divulgação dessa filosofia, tendo em vista que o clube é isento de fins lucrativos.

HOJE

Os objetivos iniciais foram atingidos em virtude da seriedade que conduziu o desenvolvimento dos trabalhos. O resultado evidencia-se no crescimento quantitativo e qualitativo das áreas com cultivo mínimo ou plantio direto. Produtores rurais de todo o País e de países vizinhos visitam regularmente as propriedades orizícolas gaúchas. Atualmente são cerca de 250 mil hectares de área plantada com o sistema, equivalente a 25% do total cultivado no Estado do RS. O Clube é filiado à Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e possui atualmente dois mil sócios.

Eurico Faria Dorneles — Presidente do Clube de Plantio Direto de Arroz Irrigado

ENCARTE ESPECIAL ARROZ IRRIGADO. Fundação 27/fev/1985 dia de campo Fazenda Cerro do Tigre Alegrete-RS. Inicialmente 90 produtores associados. Estrutura: coordenador geral + 6 representantes regionais (Fronteira Oeste, Campanha, Depressão Central, Litoral Norte, Litoral Sul, Extremo Sul) + sub-coord municipais. Atualmente ~250 mil ha (25% total RS). Filiado FBPDP. 2 mil sócios. Presidente: Eurico Faria Dorneles.