Unizeb Gold é aprovado para trigo e cevada
O fungicida protetor multissítio Unizeb Gold (Mancozebe), da UPL, teve seu registro estendido para as culturas do trigo e cevada. A liberação foi publicada através do Ato Nº 3, de 5 de janeiro de 2017, publicado pelo Departamento De Fiscalização de Insumos Agrícolas da Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins no Diário Oficial da União do dia 09/01/17.
O Unizeb Gold (registro nº 18007 no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) também teve alterada sua recomendação de uso. O produto teve a inclusão na bula do controle de “mancha amarela” (Drechsslera tritici-repentis) e brusone (Pyricularia grisea) na cultura da cevada.
Fonte: adaptado Agrolink
Maior estudo do solo brasileiro começa em março
Foi anunciado em 17 de fevereiro, na sede da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), o início, em março, da elaboração do Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos). As estratégias para implantação do Programa estarão prontas em novembro.
O Pronasolos vai mapear o território brasileiro e gerar dados com diferentes graus de detalhamento para subsidiar políticas públicas, auxiliar gestão territorial, embasar agricultura de precisão e apoiar decisões de concessão do crédito agrícola, entre muitas outras aplicações.
Fonte: adaptado da Embrapa
Aprovada a 1ª soja transgênica tolerante ao herbicida Dicamba
Em sua última reunião ordinária do ano de 2016, a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) liberou a comercialização da soja geneticamente modificada MON 87708. Desenvolvida pela multinacional Monsanto, trata-se da primeira tecnologia lançada no Brasil tolerante ao herbicida Dicamba. Na mesma reunião ordinária da CTNBio foi autorizada a liberação comercial da soja tolerante ao Dicamba e ao Glifosato MON 87708 x MON89788.
Fonte: adaptado Agrolink
Simbiose lança StimuControl para combate a fungos fitopatogênicos
A Simbiose Agro anunciou o lançamento do biofungicida StimuControl para o combate a diferentes fungos fitopatogênicos presentes no solo. O biofungicida é formulado a partir do fungo Trichoderma harzianum, Cepa Simb-T5. Por sua formulação líquida, o StimuControl pode ser aplicado via tratamento de sementes, jato dirigido no sulco de semeadura, pulverização ou aplicado na lamina d’água via pivô.
Fonte: adaptado Agrolink
Ferrugem e controle de lagartas ganham alternativa de controle com nova cultivar
A cultivar TMG 7063IPRO é a nova opção disponível no mercado produtivo de soja a partir da safra de 2016/17, com adaptação para o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e no país vizinho, Paraguai. Produto desenvolvido pela Tropical Melhoramento & Genética (TMG), a cultivar traz a junção da Tecnologia Inox®, de resistência à Ferrugem asiática, com a Tecnologia Intacta RR2 PRO™, resistente às principais lagartas e ao herbicida glifosato.
Além dos atributos genéticos, a TMG 7063IPRO apresenta PMS elevado e, em razão de ter grupo de maturidade 6.3, permite plantio de milho segunda safra. A nova alternativa atende o mercado de antecipação de plantio, a partir de 15 de setembro, em regiões onde é possível o estabelecimento da soja neste período. É indicada para solos de média e alta fertilidade, pois apresenta agressividade de raiz, e também tem boa adaptação para ambientes abaixo de 600 metros de altitude, em geral mais quentes, mostrando amplitude com relação ao cultivo em diferentes regiões.
Fonte: adaptado da Assessoria de Imprensa da TMG