III Encontro do Cerrado Reuniu 1300 Participantes (Rio Verde-GO)


Autores:
Publicado em: 01/07/1997

sucesso a real!- zação do Ill Encontro Regional | de Plantio Direto no Cerrado, que aconteceu em Rio Verde-GO, nos dias 18 a 20 de junho. A promoção do Clube Amigos da Terra de Rio Verde e da Associação de Plantio Direto do Cerrado, com apoio de diversas empresas, reuniu mais de 1300 pessoas, que assistiram palestras técnicas sobre novidades em plantio direto e participaram de visitas à fazendas que adotam o sistema, na região de Rio Verde. Segundo a avaliação feita entre os participantes o Ill Encontro foi bom (88%) e com uma boa organização (75%).

Para o engenheiro agrônomo e produtor Helvécio Saturnino, presidente da Associação de Plantio Direto no Cerrado, Rio Verde é um exemplo do que pode ser feito por outros clubes em todo o Brasil. Segundo ele, o que aconteceu em Rio Verde é o resultado do trabalho e da persistência de um grupo de produtores e técnicos, que acabaram proporcionando aos 1300 participantes do Ill Encontro um trabalho de primeiro mundo.

O grupo de palestrantes do Ill Encontro reuniu algumas das melhores expressões do sistema plantio direto em todo o País. Entre os presentes, o pioneiro do plantio direto no Brasil, Herbert Bartz recebeu uma homenagem especial pela passagem dos seus 25 anos de plantio direto na fazenda Renânia, no município de Rolândia, no Paraná.

Saturnino e a APDC Desde o ano passado, Helvécio Satumino é o presidente da Associação de Plantio Direto do Cerrado, tendo a assessoria do engenheiro agrônomo John Landers, secretário executivo da entidade. Presentes em Cruz Alta, na comemoração dos 10 anos do CAT e na assembléia da Federação Brasileira, Saturnino demonstrou sua satísfação em participar do evento e pelo atual estágio do desenvolvimento do sistema, principalmente no Cerrado. “O desenvolvimento do plantio direto no Cerrado tem como fundamento básico o trabalho pioneiro dos produtores da Região Sul”, disse ele à Revista Plantio Direto em Cruz Alta. Segundo Helvecio Saturnino, que planta na região de Cordesburgo, em Minas, região do Cerrado de onde é originário o escritor Guimarães Rosa, o plantio direto mobiliza a Inteligência das pessoas em torno da conservação de um patrimônio que nós tomamos emprestado das gerações futuras e acontecimentos como os 10 anos do CAT de Cruz Alta demonstram a existência de uma força catalizadora Herbert Bartz, Helvécio Saturnino e Flávio Faedo em Rio Verde 6 - Revista Plantio Direto - Julho/Agosto de 1997 em torno do plantio direto. Atualmente. o presidente da APDC já está trabalhar. do, juntamente com a diretoria, na or. ganização do VI Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, que acontece. rá em Brasilia, na segunda quinzena de junho dse 1998. A outra frente que a entidade está ajudando a levar é aquela que procura envolver as instituições oficiais, área política e governamental no desenvolvimento do plantio direto.

“Esse trabalho é importante porque procura mobilizar toda a comunidade em um movimento de cidadania, disse Saturnino, que busca solucionar problemas graves como a erosão, a manutenção da qualidade da água, do assoreamento dos lagos, rios e barragens e da manutenção de estradas, todos com reflexos econômicos para a nação.” Ele destaca o trabalho do Dr. Paulo Afonso Romano, da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, que tem ouvido os representantes da sociedade sobre esses relevantes problemas que todos procuram meios de solucionar. à