A área da UBS da Cotrijal Sementes compreende 8,6 hectares com uma área construída com mais de 20,5 mil metros quadrados e capacidade para 628 mil sacos. O investimento de 48 milhões no projeto vai vai incrementar em 20% o número de postos de trabalho no município de Não-Me-Toque.
Prestigiada pelo vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, aconteceu na noite do dia 23 de fevereiro, a inauguração da nova Unidade de Beneficiamento de Sementes da Cotrijal. A solenidade reuniu cerca de 1.100 pessoas, a maior parte produtores da cooperativa que, com olhares curiosos e admirados ao ver a moderna infraestrutura, comemoraram a concretização de um de seus grandes sonhos.
O investimento, segundo o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, é fruto da visão da cooperativa de permanentemente buscar soluções que gerem e agreguem valor aos seus negócios e aos do produtor, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio como um todo. “Queremos entregar aos nossos produtores uma semente de qualidade ainda melhor para que possamos avançar mais em termos de produtividade”, afirmou.
O vice-governador elogiou o empreendedorismo da Cotrijal e disse que o Governo do Estado reconhece a importância do agronegócio para o Rio Grande do Sul.
“É indo para a lavoura que vemos o avanço e por isso estamos aqui, para ver de perto mais uma iniciativa que mostra que é possível fazer um Rio Grande melhor. Vocês, produtores, fazem a diferença”, destacou José Paulo Cairoli, que estava acompanhado dos secretários da Agricultura, Ernani Polo; do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto; e dos Transportes, Pedro Westphalen.
A prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, disse que prefeitura, logo que recebeu o pedido de apoio da Cotrijal, em novembro de 2012, para o investimento, se prontificou em auxiliar no que era possível. “Era um projeto audacioso, mas que sabíamos do retorno que traria para o município e hoje vemos essa obra extraordinária concretizada.
Mais uma vez a Cotrijal dá o exemplo”, elogiou. Também prestigiaram a solenidade autoridades municipais, lideranças de entidades do agronegócios, representantes de cooperativas, instituições de pesquisa e de extensão e parceiros nas áreas de grãos, insumos e comercial.