Dia Nacional do Campo Limpo


Autores:
Publicado em: 01/10/2006

Dia Nacional do Campo Limpo

Demonstrar para a sociedade a parceria de sucesso entre os elos da cadeia produtiva agrícola, principalmente o exemplo de conscientização ambiental demonstrado pelo produtor rural brasileiro, e celebrar os ótimos índices obtidos pelo Sistema de Destinação Final de Embalagens Vazias em todo o Brasil, esses são os objetivos do Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado no dia 18 de agosto em 18 Estados brasileiros com o envolvimento de mais de 37 mil pessoas entre alunos de escolas das regiões de atuação das centrais, autoridades, agricultores, distribuidores, cooperativas, representantes da indústria produtora de defensivos agrícolas e do poder público.

Neste segundo ano de comemoração, 73 centrais de recebimento de embalagens vazias demonstraram a importância da preservação do campo limpo e da produção agrícola sustentável para as escolas locais ou abriram suas portas para apresentar à comunidade toda as etapas do programa de descarte de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Como parte das ações comemorativas do Dia Nacional as crianças e jovens das escolas envolvidas na programação puderam se inscrever para o concurso de desenho infantil ou de redação, com os respectivos temas: ”Campo Limpo, A Natureza Agradece” e ”Campo Limpo, O futuro em nossas mãos”.

Os Estados que tiveram o maior número de centrais participantes nas comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo foram Paraná e Mato Grosso, que envolveram, respectivamente 10 e 11 municípios e receberam cerca de 10.000 pessoas. Na região nordeste, nove municípios comemoraram o Dia Nacional, reunindo ao todo 4.445 pessoas.

Todas as centrais do Mato Grosso do Sul comemoraram de portas abertas o Dia Nacional e receberam mais de 3.700 pessoas. Ainda na região centro-oeste, no Estado de Goiás, as comemorações envolveram 2.400 visitantes.

Na região sudeste, que compreende o Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, 20 centrais participaram das comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo, sendo que 18 delas abriram suas portas e 2 realizaram programações em escolas. Juntas essas centrais reuniram mais de 11.400 pessoas. Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul o Dia Nacional foi comemorado em 11 municípios: 6 municípios gaúchos e 5 municípios catarinenses. Os dois Estados envolveram mais de 6.000 pessoas com as comemorações da data.

Também em virtude do Dia Nacional do Campo Limpo, foi lançado em agosto o concurso de fotografia ”Um olhar sobre o campo limpo”, que premiará profissionais de campo (área comercial, técnica e desenvolvimento de produto e mercado) de todas as empresas fabricantes de defensivos agrícolas associadas ao inpEV.