O diferencial dos bons agricultores


Autores:
Publicado em: 31/10/2011

A produção de grãos é o resultado da soma dos processos de manejo e da aplicação de conhecimento por diferentes grupos de agricultores. Os produtores de arroz, de soja e de trigo, mais eficientes, produzem em torno de 45% acima das médias regionais. A produção de milho dos agricultores mais eficientes é 97% superior à média.

De forma geral, no Brasil, esse grupo de agricultores com perfil de melhores resultados na produção planta em torno de 10% da área e possui as mesmas condições básicas de solo, de clima e de genética. Não importa a região nem o solo, a diferença está no conhecimento, na habilidade e, principalmente, na atitude de adoção de boas práticas agrícolas. Em levantamentos de pesquisa e relatos de opiniões de agricultores considerados mais eficientes constataram-se vários pontos de convergência.

Entre os processos de maior importância para garantir altos rendimentos, os citados com maior frequência foram:

1. Qualidade na semeadura
2. Dessecação e manejo prévio da lavoura.
3. Nutrição de plantas (agricultura de precisão).
4. Controle de plantas daninhas.
5. População e distribuição de plantas.

Com relação à atitude dos agricultores mais eficientes, foram listadas as cinco características mais frequentes:
1. Capricho em todos os processos
2. Fazer na hora certa
3. Fazer bem feito
4. Interação com assessor técnico
5. Ter paixão pela atividade

Dos processos e das características citadas salienta-se que em nenhum momento foi destacada a marca comercial de insumos ou o nome de cultivares ou tipo de máquina como de fator de maior importância na definição de altos rendimentos. Essa constatação indica a importância das pessoas e do conhecimento e a definição clara dos seus valores na adoção de práticas de manejo mais eficientes, associados a cada um dos produtos, que pode ser máquina, cultivar, semente, fungicida, inseticida, herbicida, fertilizante e demais insumos usados nas lavouras.

O caminho para o êxito dos agricultores que conduzem lavouras de altos rendimentos está nas parcerias comprometidas com resultados, envolvendo fornecedores e distribuidores de insumos e profissionais capacitados para a assessoria técnica. A obtenção da eficiência na agricultura depende de pessoas com perfil de adoção dos princípios de qualidade nos processos de produção. Além da importância do conhecimento e a necessidade de treinamentos contínuos identifica-se a importância de parcerias harmoniosas e a necessidade de confiança nos parceiros de negócios em toda a cadeia de produção de alimentos.

Portanto a agricultura é um negócio antigo com novo perfil de eficiência, que tem base em pessoas, com conhecimento aplicado por hectare e confiança nas relações.