Equipe Editorial Revista Plantio Direto
Seletividade de pesticidas registrados para a cultura do milho sobre estágios imaturos de Trichogramma pretiosum (Hymenoptera: Trichogrammatidae)
Publicado em: Revista Ciência e Agrotecnologia (UFLA – ISSN 1981- 1829)
Objetivo: Avaliar a longevidade, parasitismo e emergência da vespa parasitóise Trichogramma pretiosum em ovos da lagarta Anagasta kuehniella tratados com produtos químicos (herbicidas baseados em atrazina, paraquat e nicosulfuron, e inseticidas baseados em l-cialotrina + tiametoxam) em lavouras de milho.
Autores: Tatiele Pereira dos Santos (IFNMG – Januária/MG) e outros
Como foi feito: Foram realizados testes em ambiente controlado, expondo a vespa parasitoide Trichogramma pretiosum (usada em controle biológico de lagartas) a diferentes tipos de defensivos agrícolas.
Resultados: Os produtos usados foram classificados como inofensivos à longevidade dessa espécie de vespa (T. pretiosum). Por outro lado, os produtos com base de nicosulfuron e l-cyhalothrin + tiametoxam foram classificados como moderadamente danosos ou danosos ao parasitismo, respectivamente, e moderadamente danosos e levemente danosos a emergência da vespa, quando após 48 horas do tratamento nos ovos, respectivamente. O herbicida paraquat mostrou compatibilidade no manejo de plantas daninhas no milho com o controle biológico usando T. pretiosum
Disponibilidade de macronutrientes e rendimento da soja afetados pelo sistema de preparo
Publicado em: Acta Scientiarum. Agronomy (UEM – ISSN 1807-8621)
Local do experimento: Ponta Grossa/PR Objetivo: Avaliar o efeito de diferentes sistemas de preparo do solo nos atributos químicos, concentração e acumulo de macronutrientes em soja e no rendimento da lavoura. Autores: Silvino Guimarães Moreira (UFLA – Lavras/MG) e outros
Como foi feito: Foi realizado experimento com diferentes sistemas de preparo do solo: plantio direto; plantio convencional com uma aração e gradagem; preparo mínimo com três gradagens (duas com grade niveladora), e plantio direto com escarificação a cada 3 anos. Foi avaliado rendimento de soja e disponibilidade de macronutrientes.
Resultados: O valor do pH do solo, saturação de bases, e concentrações de K, Ca e Mg não foram influenciadas pelo sistema de preparo. Os níveis de fósforo e Matéria Orgânica foram maiores em solos com plantio direto em comparação com plantio convencional e preparo mínimo. A concentração de fósforo nas folhas de soja em plantio direto também foi maior comparando com plantas em plantio convencional e preparo mínimo. O número de radicais semiquinona no ácido húmico extraído da camada superficial aumentou com a intensidade do preparo, indicando um alto grau de humificação. O rendimento da soja não foi afetado pelo sistema de preparo.
Produtividade e qualidade de sementes de soja inoculadas com estirpes de Bacillus subtilis
Publicado em: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (UFCG – ISSN 1807-1929)
Objetivo: Avaliar os efeitos da inoculação de sementes com cepas de Bacillus subtilis em duas variedades de soja (M7110 IPRO e Brasmax Desafio RR), através de rendimento e qualidade de sementes.
Autores: Tauan R. Tavanti (UNESP – Ilha Solteira/SP) e outros Como foi feito: O experimento foi realizado em Selvíria/MS. Foram testadas diferentes doses de inoculante com Bacillus subtilis, com duas cultivares diferentes para avaliar o rendimento de grãos e qualidade das sementes produzidas. Produtividade e qualidade de sementes de soja inoculadas com estirpes de Bacillus subtilis
Resultados: A inoculação com as cepas Pant001 e QST713 de Bacillus subtilis promoveu incrementos de rendimento em ambas as cultivares testadas, além de melhorar a qualidade das sementes (emergência de plântulas e vigor de semente). O uso da cepa Pant001 Bacillus subtilis na dose de 3 mL/kg levou a melhor resposta da cultivar M7110, enquanto que as cepas Pant001 e QST713 na dose 2 mL/kg favoreceram a cultivar Desafio, melhorando o rendimento de sementes e a quantidade de proteína de reserva em ambas as cultivares.